quinta-feira, 23 de junho de 2011

O que é o Benefício LOAS????

LOAS é um Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social que pode ser concedido ao idoso ou a uma pessoa com deficiência, que tenham condições mínimas para uma vida digna, benefício este pago pelo Governo Federal através do SUAS – Sistema Único de assistência Social, cuja operacionalização  é cargo do INSS, e é assegurado por lei.

Para o idoso ter direito a este benefício deverá possuir 65 anos ou mais, tanto homem quanto mulher, não pode estar recebendo nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência, e sua renda mensal familiar, per capita, deve ser inferior a ¼ do salário mínimo vigente.

Para a pessoa com deficiência ter o direito deste mesmo benefício, deverá comprovar, também, que sua renda mensal do grupo familiar, per capia, é inferior a ¼ do salário mínimo, além disso, a sua deficiência deve o incapacitar totalmente para o trabalho e para uma vida independente, lembrando que para essa comprovação, além de documentos, será realizada uma avaliação pelo Serviço Social e pela Perícia Médica do INSS.

Neste valor calculado, da renda familia, que é necessário ser comprovado através de documentos e da avaliação feita pelo Serviço Social do INSS, em ambos os casos acima expostos, deve ser considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa, capazes ou não.

O LOAS, pode ser pago a mais de um membro da família sem qualquer problema, porém deve-se comprovar todas as condições exigidas,  neste caso deverá ser incluído o valor do benefício LOAS concedido para o outro membro no cálculo da renda familiar.

Quando se derem por superadas as condiçõas as quais deram o direito ao benefício, ou quando o beneficiário falecer, o LOAS deixará de ser pago, e sendo este benefício intransferível, não gera pensão aos dependentes.

4 comentários:

  1. vivo com de uma bolça famili 75 reais , tenho vários problemas de saúde tenho direito ao loas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tenho 60 anos

      Excluir
    2. Somente se for provado que o senhor(a) tenha mais de 65 anos, ou tenha algum tipo de deficiência que lhe impeça de prover seu sustento, a renda familiar não pode ultrapassar 1\4 do salario mínimo que daria aproximadamente 180,00 reais, e que o senhor(a) não dispunha de outro benefício previdenciário. Ai poderá requerir a assistência

      Excluir
    3. A renda por cabeça não pode ultrapassar 1\4 do salário mínimo, que é por volta de 180,00, desculpe o erro espero ter ajudado

      Excluir